URGENTE

Título histórico: equipe de basquete de Itacoatiara garante ouro e conquista classificação para o JEAs

Foto: Victória Cavalcante/Amazonas Autêntico
  Mais perto do título e mais perto da grande final, a Seleção de Basquete de Itacoatiara chega pela primeira vez à fase final dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAS), após se classificar no Polo II em Urucará, fazendo história na competição. Agora, a seleção volta para casa com a vitória, medalhas de ouro e com novos desafios. 

 Coordenados pelo treinador Elton Iannuzi, com Auxílio de Sávio, os jovens Abel, Antony, Cauã, Diego, Henrique, João Pedro, Thiago e Wellington são os primeiros itacoatiarenses a se consagrarem campeões na categoria Sub-17 e participarem da fase final do JEAs. 

 "A gente fica muito feliz de poder estar com esses rapazes, representando a nossa cidade, em uma competição especial para eles, porque é uma competição juvenil, e daqui sairá o campeão que vai para Manaus, no JEAs e todos eles reunidos aqui é uma coisa sensacional, não tem preço vê-los engajados nesse projeto maravilhoso, tenho certeza que a gente pode melhorar, e fazer melhor se tivéssemos um apoio maior, do poder público principalmente, e tivesse alguém que representasse não somente o basquete, a gente fez aqui uma pequena parcela, a gente está contribuindo em uma pequena parcela, isso é o fragmento de um trabalho que a gente pode fazer na sociedade", afirmou o técnico Elton Iannuzi. 

 No primeiro jogo pelo Polo II, em Urucará, os itacoatiarenses enfrentaram a equipe de Silves e acabaram derrotando os adversários, em um placar de 27 a 8. Já no segundo jogo, que aconteceu nessa sexta-feira (24), a seleção da Pedra Pintada fez 37 a 17, contra o time de Silves, e dominou o primeiro lugar da competição. 

Para os estudantes que já chegaram a participar de campeonatos na capital amazonense, treinar com adultos e se dedicar ao esporte pelo menos quatro vezes na semana, a vitória foi tranquila e é resultado de muita dedicação.

"Eu já esperava que a gente ia ganhar por conta do menino que tava com dificuldades também, só que como somos acostumados a jogar em campeonatos grandes de Manaus, a gente está acostumado a jogar, e já sabia que ia ganhar. Dificuldade nenhuma, a gente já sabia que ia ganhar, já enfrentamos time pior que eles, porque era muito forte e o resultado foi isso, ganhamos", afirmou o jogador Cauã.

"A gente já esperava isso, não quero gabar, mas a sensação foi boa. A gente treinou para isso, treinamos o dobro, o triplo, e a gente fez bem aqui, chegamos, estamos vencendo tudo e é isso", destacou Thiago.

Em preparação para a final em Manaus, a seleção acredita que, treinando diariamente, consegue um novo resultado positivo.

"Vai ser a mesma coisa, bastante treino, e vamos tentar colocar mais jogadores no nosso time, jogadores focados para ser concentrado no jogo e no treino para conseguir ser campeão no JEAs. Foi muito bom ser campeão, a nossa experiência acabou, e agora trouxemos o resultado do nosso esforço", afirmou Wellington. 

"Foi minha primeira experiência no campeonato, foi meio difícil me adaptar, mas acho que agora pequei experiência suficiente e para as próximas vezes que formos jogar campeonato, já estou preparado", declarou o ala-armador Henrique.

Levando o título histórico para Itacoatiara, os jogadores se comprometem a se dedicar ao basquete e ao treino para voltarem vitoriosos do JEAs.

"Estou treinando bastante, todo dia, ainda tenho muita coisa para aprender e é só me esforçar cada dia mais. Vou treinar mais ainda, vou para a quadra todo dia e pedir ajuda de alguém para poder conseguir", afirmou Abel, o pivô do time.

"Me sinto tipo um herói enviado para a guerra, porque a gente não tem muito conhecimento e muito público para o basquete, mas acredito que indo nesses campeonatos a gente traz bastante gente para o nosso time e para contribuir para a nossa família do basquete", pontuou João, também conhecido como 'Gelado'.