URGENTE

POLÊMICA: Economista chama Zona Franca de Manaus de "aberração" em rede nacional

Foto: Montagem/Victória Louzada/Amazonas Autêntico
O economista Alexandre Schwartsman está causando polêmica nas redes sociais após ser referir à Zona Franca de Manaus (ZFM), que gera milhares de empregos no Amazonas, como 'aberração'.

Em rede nacional, o especialista foi perguntado durante o Jornal da Cultura, sobre qual seria a maior motivação dos problemas que hoje vive o Amazonas por conta da maior seca em 121 anos no estado, onde as empresas instaladas na ZFM não conseguem receber insumos necessários para produzir e nem consegue enviar seus produtos para o resto do Brasil, que antes era feito por grandes embarcações, e que por conta da estiagem não conseguem chegar e nem sair de Manaus. 

"Tem um problema climático, realmente não dá para prever (...) Por que diabos a indústria está lá e o centro consumidor está aqui? Porque tem uma aberração chamada Zona Franca de Manaus, depende de todos os modais, bom, fosse num lugar que ficasse perto do mercado consumidor, a gente não estaria passando por isso. Agora eles têm mais 50 anos para aquela indústria infante na região amazônica, e quando acabar os 50 a gente vai ter mais 120, que é para dar sorte", disparou o economista durante a entrevista.

Com o impacto da seca, 35 empresas da ZFM decidiram dar férias para cerca de 25 mil funcionários, para que a produção fique temporariamente parada ou limitada, e não ocorram prejuízos.