Maus Caminhos: investigado por corrupção, Omar lidera disputa no prêmio ‘melhor no Senado’
Foto: Montagem/Amazonas Autêntico |
No ranking entre os 65 senadores de todo o Brasil, Omar aparece em 16º lugar, com 853 votos. O aliado dele, o senador Eduardo Braga (MD-AMB) surge no 42º lugar, com apenas 177 votos, e Plínio Valério (PSDB-AM) tem 88 votos, na 52º posição.
Na Operação Vertex, um desdobramento da Maus Caminhos, Omar teve seu nome citado 256 vezes em 257 páginas. Um dos trechos diz que “os indícios da atuação de OMAR AZIZ para a criação e manutenção da organização criminosa formada em torno do Instituto Novos Caminhos são robustos e permeiam toda a investigação”.
Na época, a Polícia Federal justificou a prisão por haver novos elementos apresentados e a Justiça autorizou a prisão da ex-primeira-dama.
Um breve histórico sobre Omar Aziz
O atual senador já foi governador do Amazonas, de 2010 a 2014, mas em 2016, entrou para a História ao ser o alvo principal da Operação 'Maus Caminhos', do Ministério Público Federal (MPF), investigado por desviar cerca de R$ 260 milhões de verbas públicas destinadas à saúde, usando contratos milionários firmados com a Entidade Civil Instituto Novos Caminhos.Na Operação Vertex, um desdobramento da Maus Caminhos, Omar teve seu nome citado 256 vezes em 257 páginas. Um dos trechos diz que “os indícios da atuação de OMAR AZIZ para a criação e manutenção da organização criminosa formada em torno do Instituto Novos Caminhos são robustos e permeiam toda a investigação”.
Envolvimento da esposa
Nejmi Aziz, que agora é deputada estadual do Amazonas, voltou a ser presa em 2019, pela Polícia Federal (PF), acusada de fazer parte de uma organização criminosa que desviava recursos públicos durante o governo de Aziz.
A família Aziz é investigada no âmbito da Operação Maus Caminhos, e delegado Alexandre Teixeira acredita que eles eram responsáveis pela lavagem do dinheiro obtido por meio do esquema de corrupção. Os recursos passavam pelo Instituto Novos Caminhos, organização prestadora de serviços para o governo do Amazonas