URGENTE

Cajumã 2023: ribeirinhos celebram cultura e culinária amazônica no dia 26 de agosto

Foto: Victória Louzada
Já imaginou unir o sabor do caju e do tucumã? Foi o que pensaram os moradores de São Francisco do Caribí, comunidade do Rio Uatumã, no interior do Amazonas. Dia 26 de agosto, os ribeirinhos celebram cultura, alegria e culinária.

A grande feira gastronômica do Cajumã conta com uma programação que envolve bingos, festa dançante, diversas opções de comidas caseiras, churrasco, bebidas, torneio de futebol e desfiles para jovens, adultos e crianças.

Foto: Victória Louzada
"O Cajumã começou com uma conversa de varanda, a gente conversando a respeito de como escoar a produção que a gente tinha de tucumã e caju. Essa preocupação de não ter como escoar e não ter como conversar deu a ideia de que a gente poderia aproveitar localmente na nossa comida, na nossa gastronomia, aí nós trouxemos uma amiga muito querida, dona Erlice que é de Itacoatiara, ela veio para cá, reunimos a mulherada e fizemos um dia de degustação. Pegamos várias receitas, criamos outras e decidimos ali que iríamos fazer uma feira, e convidar as outras comunidades, daí virou uma festa. Hoje o Cajumã tem degustação, tem desfile, futebol, karaokê, bingo, gente bonita, só coisa boa. E chegamos a nossa quinta edição, para quem só ia fazer um ano, estamos com cinco anos", afirmou a professora e comunitária Elizangela Cavalcante.

Foto: Arquivo pessoal
A festa acontece anualmente desde 2018, e é um dos meios de movimentar o turismo na comunidade que ficou famosa pelas suas belezas naturais.


"Esse evento tem uma importância muito grande para a comunidade, afinal de contas ele deu uma nova identidade para a Comunidade São Francisco. Além do turismo e da nossa gastronomia, os turistas podem se conectar a nossa comunidade também valorizando nossas belezas naturais, porque nós temos aqui lindas praias, temos a floresta amazônica que é toda nossa, e quando digo isso, é do mundo inteiro. Estamos aqui com a missão de preservar, manter a floresta em pé, não só para nós, mas para todos", afirmou a organizadora.


Programação 

Os visitantes podem ir de barco ou de carro até Itapiranga (distante 339 quilômetros de Manaus) no dia 24 de agosto. A organização do evento orienta que quem for de barco da capital, saia do Porto de Manaus no horário das 17h. 


Na sexta-feira, dia 25 de agosto, os visitantes partem de barco rumo à Comunidade São Francisco das Chagas do Caribi, aproveitando para se deslumbrar com as paisagens da RDS do Uatumã. No dia 26 à noite acontecem os festejos e no domingo, dia 27, todos retornam. 

Os interessados em conhecer mais detalhes da Festa do Cajumã e se informar sobre pacotes para o evento podem entrar em contato pelo telefone (92) 98447-9996 ou pelo link: Interesse na Ida Cajumã.