Cajumã 2023: ribeirinhos celebram cultura e culinária amazônica no dia 26 de agosto
Foto: Victória Louzada |
Foto: Victória Louzada |
"O Cajumã começou com uma conversa de varanda, a gente conversando a respeito de como escoar a produção que a gente tinha de tucumã e caju. Essa preocupação de não ter como escoar e não ter como conversar deu a ideia de que a gente poderia aproveitar localmente na nossa comida, na nossa gastronomia, aí nós trouxemos uma amiga muito querida, dona Erlice que é de Itacoatiara, ela veio para cá, reunimos a mulherada e fizemos um dia de degustação. Pegamos várias receitas, criamos outras e decidimos ali que iríamos fazer uma feira, e convidar as outras comunidades, daí virou uma festa. Hoje o Cajumã tem degustação, tem desfile, futebol, karaokê, bingo, gente bonita, só coisa boa. E chegamos a nossa quinta edição, para quem só ia fazer um ano, estamos com cinco anos", afirmou a professora e comunitária Elizangela Cavalcante.
Foto: Arquivo pessoal |
A festa acontece anualmente desde 2018, e é um dos meios de movimentar o turismo na comunidade que ficou famosa pelas suas belezas naturais.
Programação
Os visitantes podem ir de barco ou de carro até Itapiranga (distante 339 quilômetros de Manaus) no dia 24 de agosto. A organização do evento orienta que quem for de barco da capital, saia do Porto de Manaus no horário das 17h.
Na sexta-feira, dia 25 de agosto, os visitantes partem de barco rumo à Comunidade São Francisco das Chagas do Caribi, aproveitando para se deslumbrar com as paisagens da RDS do Uatumã. No dia 26 à noite acontecem os festejos e no domingo, dia 27, todos retornam.
Os interessados em conhecer mais detalhes da Festa do Cajumã e se informar sobre pacotes para o evento podem entrar em contato pelo telefone (92) 98447-9996 ou pelo link: Interesse na Ida Cajumã.