URGENTE

“Já estava no caminho certo”, revela empreendedor sobre investir em brigadeiros no interior do Amazonas

Foto: Arquivo Pessoal
Em Itacoatiara, a 270 quilômetros de Manaus, o jovem Ranyson Levita, que nasceu na área periférica da cidade, decidiu que empreender seria o melhor caminho para o sucesso e conquistar a tão desejada liberdade financeira. Para isso, aos 21 anos, aprendeu a fazer brigadeiros e começou a vendê-los para amigos.

A equipe de reportagem do Portal Amazonas Autêntico conversou com o empreendedor, que além de se dedicar ao trabalho, é referência no mercado local, e contou como decidiu fazer sua carreira com o doce mais apreciado pelos brasileiros.

“Em abril de 2019, eu e um amigo meu decidimos abrir um empreendimento que nos desse um lucro, e como eu sempre divulgava trabalhos de outras pessoas, meu amigo percebeu que eu conseguia trazer retorno para ele, então ele me disse: ‘cara, por que você não abre um negócio? Você tem um talento, tem como usar isso para puxar as pessoas para comprar produtos de você’. E inicialmente a gente não ia começar com brigadeiro, pensamos em montar uma loja online, só que não deu certo. Então fomos pesquisar o que dava dinheiro hoje em dia, vimos que brigadeiros estavam deixando pessoas milionárias, mas a gente não sabia fazer brigadeiros, e decidimos aprender via YouTube mesmo, e fomos nos aprimorando. Meu amigo fez isso só para me ajudar mesmo, depois ele saiu e eu continuei”, detalhou o jovem.

Ranyson desistiu do curso que fazia na área da informação, mas sempre teve vontade de empreender por acreditar que fazer seu horário e escolher com o que trabalhar compensaria mais do que sempre ter tarefas repetitivas para seguir.

“A primeira dificuldade foi na área financeira, eu estudava no Ifam, então para conseguir lidar ali era muito difícil. Só que em 2019 eu decidi sair do Ifam, era uma área que eu não gostava, mas estava ali porque era uma área que dava dinheiro, mas sempre quis seguir no empreendedorismo. Pensei: é mais provável eu dar certo no mundo do empreendedorismo do que na área da informação”, explicou.

Hoje, além dos brigadeiros, o jovem vende bolos recheados de chocolates, ovos de páscoa, caixinhas surpresa, bolo no pote, alfajor, trufas recheadas, taça da felicidade, maçã do amor, cupcakes, barras e cones de chocolate.

Segundo ele, o apoio da família e dos amigos foi crucial para o crescimento do seu negócio, além de motivá-lo a desenvolver novos produtos.

“A Brigadeiro Mania foi expandindo muito, acabou que eu não consegui mais trabalhar sozinho, no início dava, mas agora não dá mais, tive que contratar um entregador, chamei minha mãe para trabalhar comigo, a mulher do meu irmão, só que depois ela começou a trabalhar, chamei minha tia, que também é empreendedora, e ela me ajuda nas datas comemorativas. Meus amigos foram os primeiros a apoiar, divulgaram bastante meus produtos, e minha família super apoia minha carreira no empreendedorismo”, pontuou.

Especializado na área de empreendedorismo, o jovem entende que as redes sociais são o cartão de visitas para possíveis clientes.

“As redes sociais me ajudam de mais, a tecnologia está avançando, tenho um link no Instagram, e hoje eu já sei quando a pessoa vem do Instagram ou de indicações, o que me dá um retorno grande”, afirmou.



Pedras no caminho

Apesar do sucesso de vendas, Ranyson revela que recebeu palavras de desmotivação, mas que mesmo com dificuldades, confiou em suas habilidades e no processo de seu trabalho.

“Logo no início, quando eu saí do Ifam, falaram para mim: ‘vai deixar uma coisa que praticamente já é certa para vender brigadeiro?’, mas eu nem dei para trás porque é algo que realmente vi que valeria a pena investir e continuei no brigadeiro, no empreendedorismo, não deixei me abalar, era uma coisa que eu queria muito, já estava no caminho certo, não tinha por que eu duvidar”.

Incentivando que outras pessoas possam crescer no mercado e também possam ter liberdade financeira, o proprietário da Brigadeiro Mania aconselhou que o melhor caminho é a iniciativa de pesquisar e olhar com carinho para as oportunidades.

“Hoje em dia, empreender não é fácil, a gente tem que falar a realidade, quando eu iniciei até que era um pouquinho mais fácil, mas para você que quer empreender, e seguir qualquer área, o ideal é você pesquisar o mercado, entender como funciona e investir. Tudo que hoje você olhar na sua casa, na sua geladeira, pode ser uma oportunidade para empreender”, finalizou.

*Victória Louzada - Amazonas Autêntico